Nascido em novembro de 1981, filho e sobrinho de músicos fundadores do Clube do Choro de Brasília, Valerinho Xavier iniciou sua carreira musical aos 13 anos de idade tocando percussão de maneira bem informal. Aos 14 anos, incentivado por amigos e parentes, decidiu estudar Pandeiro. Com a mesma idade foi convidado por Fernando César e Hamilton de Holanda para gravar participação no disco “Dois de Ouro – A nova cara do velho choro” como pandeirista, sendo este o seu primeiro trabalho em estúdio.

Aos 15 anos sentiu a necessidade de ampliar os seus conhecimentos musicais, iniciando o curso de teoria musical, harmonia e Cavaquinho com Hamilton de Holanda, fator preponderante para opção definitiva pela carreira de músico.

Por ser músico de grande versatilidade, cantando e tocando diversos instrumentos de harmonia e percussão, já trabalhou com diversos artistas de renome nacional e internacional, dentre eles: Paulo Moura, Jorge Aragão, Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola, Armandinho, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, João Donato, Dudu Nobre, Leny Andrade, Eduardo Dussek, Rita Ribeiro, Rildo Hora, Paulinho Moska, Jards Macalé, Hamilton de Holanda, Monarco, Mauro Diniz, Arlindo Cruz, Sombrinha. É constantemente chamado para gravações e shows de diversos artistas e grupos.

Em 2003 iniciou seus estudos para técnico de Estúdio e Sonorização, trabalhando na área até os dias atuais.

Como Produtor musical, foi responsável pela gravação de vários CDs, dentre eles os das cantoras Renata Jambeiro e Ana Cristina, Banda Carnavália, além de ser o compositor e produtor musical da trilha sonora do método AIUA! de dança.

Em 2008 participou da 13ª caravana do Projeto Pixinguinha com o Grupo AQuattro e com a cantora Selma Reis, tocando nos maiores teatros das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Aracaju.

Fez diversas apresentações em vários países, dentre eles: Argentina, Espanha, Haiti, Gana, Estados Unidos, Canadá, Israel, Palestina, China, Chile, Portugal, representando o Clube do Choro de Brasília e com os Grupos Choro Livre e Coisa Nossa.

De 2004 a 2006 foi professor de cavaquinho da escola brasileira de Choro Raphael Rabello, primeira escola de música especializada em choro no Brasil.

Atualmente é cantor e cavaquinista do grupo Samba-choro, Fina Estampa e Coisa Nossa, pandeirista do grupo AQuattro e Choro Livre e Professor de Pandeiro da Escola de Choro Raphael Rabello.